Programa


  • 8:30 - 9:00 Registo

    Registo na conferência.

  • 9:00 - 9:30 Sessão de abertura

    Elisabete Mendes Silva (Comissão organizadora)
    Carlos Teixeira (diretor da ESEB) 

  • 9:30 - 10:30 Sessão Plenária (Presencial)
    Moderação: Cláudia Martins

     

    As tonalidades do lápis azul. A censura de filmes legendados durante o Estado Novo
    Katrin Pieper | Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (FLUC) / Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), Portugal

  • 10:30 - 10:45 Pausa para café
    Pausa para café

    As tonalidades do lápis azul. A censura de filmes legendados durante o Estado Novo
    Katrin Pieper | Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (FLUC) / Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), Portugal

  • 10:45 - 12:15
    Moderação: Isabel Chumbo

    Faith is taking the first step when you don’t see the whole staircase (MLK). Inspiring freedom of speech in times of lockdown (Online)
    Maria Altina Almeida | ESHTE, Portugal

    Uses and misuses of liberty over time. Isaiah Berlin on political liberty (Presencial)
    Elisabete Silva | Instituto Politécnico de Bragança | ULICES/CEAUL, Portugal

    Ayn Rand’s Utopia (Online)
    Kamila Mirasova | Kazan Federal University, Russia

    The Poems of Renata Ferreira: A Diasporic Plea for Poetic Freedom of Expression in Portugal at the Dawn of the Carnation Revolution (Online)
    Reinaldo Silva | CLLC - Universidade de Aveiro - Portugal

  • 12:15 - 13:30
    Moderação: Dominique Guillemin

    Critical English Literacy: a Pedagogical Proposal for Youth and Adult (Online)
    Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
    Gizele Dias Pereira Pereira| Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ

    Wanted - 21st century language teachers for 21st century students (Online)
    Mark Daubney | School of Education and Social Sciences - The Polytechnic of Leiria, Portugal

    Understanding and putting agency into practice in the L2 classroom (Online)
    Mark Daubney | School of Education and Social Sciences - The Polytechnic of Leiria, Portugal

  • 13:30 - 14:30 Almoço

    Pausa para almoço.

  • 14:30 - 16:00

    Un repaso por el lenguaje politicamente correcto (Online)
    Rubén González Vallejo | Università degli Studi di Macerata, Italia

    Sua excelência de corpo presente: novela de dictador del Pepetela más distópico (Online)
    Ana Belén Garcia Benito | Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Extremadura, Espanha

    La libertad creativa de los docentes de LE que imperó en la enseñanza remota de emergencia (Presencial)
    Alexia Dotras Bravo | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
    Tamara Aller Carrera | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
    Filipa Raquel Santos| Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

    Proyección de la(s) cultura(s) española(s) en Portugal. Contribución a partir del análisis de la plataforma gubernamental SPAIN arts & culture (Online)
    Carlos Pazos-Justo | Universidade do Minho, Portugal
    Álvaro Iriarte Sanromán| Universidade do Minho, Portugal
    Rebeca Castañer Berenguer| Universidade do Minho, Portugal 

  • 16:00 - 16:15 Pausa para café
    Pausa para café.

  • 16:15 - 17:45
    Moderação: Raquel Crespo-Vila

    SInterpretación de los mensajes en las letras de Linkin Park y Mike Shinoda (Online)
    María Antonia Mezquita Fernández| Universidad de Valladolid; GIECO-Franklin-UAH, Spain

    ¿VOX y CHEGA también emplean el lenguaje políticamente correcto? (Presencial)
    Francisco José Fidalgo Enríquez | Universidade de Aveiro – Portugal

    Sociedad civil en el Marruecos bajo Mohammed VI: entre el discurso oficial y la represión (Online)
    Sonia Prieto Monteagudo | Universidad Complutense de Madrid, España

    As liberdades de um tradutor: o caso dos discursos de Salazar em inglês (Presencial)
    Isabel Chumbo | ESE - Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

  • 18:00 Apresentação do livro Jugar al palácio de Rosa de Alexia Dotras Bravo (Presencial)

    Apresentação do livro Jugar al palácio de Rosa de Alexia Dotras Bravo. 

  • 20:00 - Jantar social

    Inscrição junto do secretariado. 

  • 9:00 - 10:30
    Moderação: Alexia Dotras Bravo

    La lectura por placer en la universidad en tiempos de COVID y la elaboración de videos para mejorar la comprensión lectora (Online)
    Eva Morón Olivares| Universitat de València
    Silvia Chireac | Universitat de València
    Anna Devís Arbona | Universitat de València


    El uso del scrapbooking digital en la enseñanza de lenguas, una herramienta metodológica innovadora para mejorar la escritura (Online)
    Silvia Chireac | Universitat de València

    La cultura mediterránea en clase de ELE: elemento motivacional y transmisor de valores (Online)
    Eduardo Espanã Palop| Universitat de València, Espanha

    La práctica del oleoturismo en el medio rural español: análisis contrastivo y de traducción alemán-español (Online)
    Alba Montes-Sánchez | Universidad de Córdoba, España

  • 10:30 - 10:45 Pausa para café

    Pausa para café.

  • 10:45 - 12:15
    Moderação: Cláudia Martins

    The censorship of accessibility. Am I free to be impaired? (Presencial)
    Cláudia Martins| Instituto Politécnico de Bragança e CLLC-Portugal

    Brincar sonoro: a liberdade das crianças e a infantilização da audiodescrição (Presencial)
    Ingrid Freitas | Universidade de Vigo-Espanha

    Acessibilidade Audiovisual a conteúdos históricos: estudo de caso do Projeto Holocausto da USC Shoah Foundation (Presencial)
    Joana Casca; Leila Baia | Instituto Politécnico de Bragança

    Pessoas com Deficiência e a Acessibilidade Digital: Direitos negligenciados ou atendidos? (Presencial)
    Sarah Moraes | Instituto Politécnico de Bragança

  • 12:15 - 14:00 Almoço
    Pausa para Almoço

  • 14:00 - 15:00 Sessão Plenária (Presencial)
    Moderação: Elisabete Mendes Silva

    Feminismos: reflexões sobre percursos plurais na construção de direitos.
    Sofia Bergano | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

  • 15:00 - 16:10
    Moderação: Ana Maria Alves

    La libertad creativa de los docentes de LE que imperó en la enseñanza remota de emergencia (Presencial)
    Alexia Dotras Bravo | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
    Tamara Aller Carrera | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
    Filipa Raquel Santos| Instituto Politécnico de Bragança, Portugal


    Sucessos e Insucessos no ensino/aprendizagem em Business English: uma análise dos desafios em Business English dos alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto em contexto de (des)confinamento (Online)
    Luciana Cabral Pereira Bessa| Instituto Politécnico de Bragança

    O álbum ilustrado como mediador de ideologias (Presencial)
    Nazaré Cardoso | Instituto Politécnico de Bragança

  • 16:10 - 16:40 Apresentação do projeto Erasmus+ QuILL (Presencial)

    Apresentação do projeto Erasmus+ QuILL (Quality in language learning): improving digital skills and innovating teaching methodologies
    Elisabete Mendes Silva, Isabel Chumbo, Vitor Gonçalves, Cláudia Martins, Alexia Dotras Bravo, Ana Maria Alves | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal

  • 16:40 - 17:00 Pausa para café
    Pausa para café.

  • 17:00 - 18:30

  • 18:45 - Sessão de Encerramento
    Sessão de Encerramento.